A campanha pelo casamento civil igualitário chega a Belém do Pará

20/06/2012 | Notícia

Duas atividades marcam o lançamento da campanha pelo casamento civil igualitário em Belém no Pará — quinta capital a recebê-la — durante o fim de semana da 11ª Parada do Orgulho LGBT da cidade. Os eventos acontecerão na quinta-feira 21/06, às 20 h, na Boite Malícia — durante a festa de lançamento da Parada — e na sexta-feira 22/06, às 9 h, no auditório da OAB. Estarão presentes o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), autor da proposta de emenda constitucional (PEC) que busca eliminar as restrições jurídicas ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, a presidenta do PSOL-PA, Marinor Brito, que quando senadora foi uma importantíssima aliada no Senado Federal em todas as lutas contra a homofobia e a favor da igualdade de direitos, e o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), além de artistas locais e representantes do movimento social.

Durante as atividades, serão exibidos os vídeos oficiais da campanha, com a participação de importantes artistas da música, o cinema e a televisão brasileira, e será distribuído o material Jean Wyllys explica: casamento civil igualitário, que busca esclarecer a maior parte das dúvidas ainda existentes sobre o tema e apresenta o texto da PEC de Wyllys, que tem como co-autora a deputada Erika Kokay (PT-DF) e iguala os direitos civis de homo e heterossexuais no que tange ao casamento civil.

Segundo Wyllys, a aprovação da PEC é estratégica para o enfrentamento da homofobia social. “Nos países onde o Estado reconheceu o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, as novas gerações crescem e se educam sabendo que gays e lésbicas não são melhores ou piores do que os heterossexuais, mas apenas diferentes e que nossas famílias merecem o mesmo respeito e reconhecimento. A lei também serve para educar”, ressalta o deputado.

Para Marinor Brito, “foi com muita luta que no ano passado, no Congresso Nacional, enfrentamos o preconceito, a homofobia e conservadorismo religioso na batalha pela aprovação do PLC-122, que visa criminalizar a discriminação motivada na orientação sexual ou na identidade de gênero da pessoa discriminada. Não conseguimos avançar na legislação, mas jamais desistiremos de luta pela cidadania LGBT, de forma que a campanha pelo casamento civil igualitário é um passo muito importante e agora chegou a vez do Pará participar”.

A campanha pelo casamento civil igualitário, um movimento apartidário, plural e multissetorial, já foi lançada no Rio de Janeiro, Paraíba, Bahia e São Paulo, onde a cantora Fafá de Belém participou representando os artistas que já aderiram à causa. Entre eles, Arlete Salles, Zélia Duncan, Ivan Lins, Wanessa, Mônica Martelli, Mariana Ximenes, Ney Matogrosso, MV Bill, Alexandre Nero, Gutta Stresser, Sérgio Loroza, Tuca Andrada, Cláudio Lins, Alexandra di Calafiori, Preta Gil, Maria Ribeiro, Fabiula Nascimento, Rita Sibeiro, Sandra de Sá, Jussara Silveira, Marian de Morais, Neville d’ Almeida, Luiz Carlos Lacerda, Robert Guimarães, Fabiana Cozza e Lan Lan.

Todos esses artistas participaram da campanha de forma gratuita e solidária.

 

Serviço:
Lançamento da Campanha pelo Casamento Civil Igualitário na cidade de Belém:
Quinta-feira 21/06, às 20 horas, na Boite Malícia — durante a festa de lançamento da Parada.
Sexta-feira 22/06, às 9 horas, no auditório da OAB.
Contato para a imprensa: Karla Watkins – (61) 9687-8300 / ascom@jeanwyllys.com.br.

Compartilhe:

Sites e blogs parceiros

Ultimas notícias

Compartilhe



Facebook

Apoio Institucional