Bibliografia Sugerida

27/09/2011 | Recursos

 

Livros em português:

Casamento igualitário“, de Bruno Bimbi. Quando, em Fevereiro de 2007, vários casais homossexuais começaram a entrar com ações na justiça argentina por que queriam se casar, parecia impossível que conseguissem. E quando a Federação Argentina LGBT, junto com um grupo de parlamentares, começou a impulsionar um projeto de lei de reforma do Código Civil para legalizar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, ninguém levou a sério. Era uma loucura pensar que uma coisa dessas pudesse acontecer na Argentina. Mas aconteceu, em apenas três anos. O autor desse livro fez parte desse grupo de loucos que acreditou que era possível, e agora conta como conseguiram. Pela primeira vez, explica a estratégia que levou à conquista do casamento igualitário na Argentina e conta aqui os bastidores da campanha, as estratégias usadas, as pressões, e as intrigas que ninguém tinha revelado. Ele conta, também, como a experiência argentina serviu para organizar a campanha pelo casamento igualitário no Brasil, que coordena, junto com outro ativista, a pedido do deputado Jean Wyllys.

A chave do armário“, de Miguel Vale de Almeida. O antropólogo e deputado português Miguel Vale de Almeida traz, neste livro, importante contribuição ao campo dos estudos de gênero e sexualidade. A Chave do Armário é uma obra que reúne vários artigos resultantes de pesquisas sobre homoparentalidade e conjugalidades entre pessoas do mesmo sexo, em Portugal, Espanha e França. O autor incorpora em sua análise teórica também seu engajamento político em prol dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros em Portugal, onde, como deputado, pôde contribuir para a aprovação de lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Temos, portanto, aqui, uma obra que articula, de forma exemplar, reflexão teórica e militância política, numa fina ilustração de que teoria e ação podem ser formas complementares da agência de intelectuais engajados na transformação das relações sociais no mundo contemporâneo. A publicação deste livro na coleção Gênero e Feminismo é uma iniciativa pioneira de parceria luso-brasileira entre a Editora da UFSC e a Imprensa de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, visando a ampliar o público leitor de obras de ciências sociais de países de língua portuguesa. Esperamos também contribuir, por meio desta primeira publicação conjunta, para um conhecimento maior, no Brasil, acerca dos estudos sobre homossexualidades em Portugal.

Livros em espanhol:

Historia de la homosexualidad en la Argentina“, de Osvaldo Bazán. Nesta primeira história integral da homossexualidade que se escreve na Argentina, o jornalista e escritor Osvaldo Bazán constrói um relato apaixonante e detalhadamente documentado, a partir do olhar dessa minoria sexual. Da conquista da América até o século XXI. Uma obra imprescindível, que foi lida por deputados e senadores argentinos e citada durante o debate parlamentário da lei de matrimônio igualitário.

Livros em inglês:

Christianity, Social Tolerance, and Homosexuality: Gay People in Western Europe from the Beginning of the Christian Era to the Fourteenth Century“, de John Boswell.

Same-Sex Unions in Premodern Europe“, de John Boswell.

A Natural History of Homosexuality“, de Francis Mondimore.

Compartilhe:

Sites e blogs parceiros

Ultimas notícias

Compartilhe



Facebook

Apoio Institucional