Cursos profissionalizantes e cursos técnicos estão em alta no mercado

Atualmente os cursos profissionalizantes e cursos técnicos estão em alta no mercado, por isso, várias pessoas estão agora na procura por esses cursos ao em vez dos cursos de graduação. E a forma de entrada para uma das melhores instituições de ensino técnico é o Vestibulinho ETEC 2021. Por meio do Vestibulinho ETEC 2021 os candidatos irão concorrer a vagas em cursos técnicos gratuitos nas ETEC’s de São Paulo.

Para saber como se inscrever no Vestibulinho ETEC e concorrer a uma vaga em um curso gratuito, continue lendo este artigo e saiba mais!

Conheça a ETEC 2021

As Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo – ETEC 2021, são referência em todo o Brasil quando o assunto é ensino profissionalizante com cursos na modalidade técnica.

Ou seja, este centro de educação está atualmente no topo das melhores instituições de ensino técnico do país, assim como outras já consagradas, por exemplo, o SENAC 2021 e SENAI 2021.

A instituição pública está inteiramente vinculada ao estado de São Paulo, e conta com administração regional conforme as cidades em que foi instalada.

Para que uma pessoa possa entrar em um dos cursos da ETEC 2021, primeiro é preciso fazer um exame de admissão do qual irá conferir s o candidato possui o que é requerido para ingressar na instituição. Esse exame é conhecido como Vestibulinho ETEC 2021.

Uma característica importante dos os cursos oferecidos pela escola, é que todas as vagas em seus cursos são totalmente gratuitas para todos os candidatos, sendo distribuídas de acordo com a demanda ETEC 2021.

Ou seja, quem se inscrever estará concorrendo a vagas em cursos gratuitos ETEC 2021, sem ter de se preocupar com o pagamento de mensalidades durante a sua formação técnica.

O que é a prova da ETEC?

Atualmente as ETEC’s saíram de São Paulo e já se tornaram referência em ensino público de qualidade, chegando até outros estados como em Pernambuco.

Em todos os locais onde essa ideia foi instaurada, existe um Vestibulinho ETEC do qual seleciona os candidatos para que eles possam ingressar no centro de ensino.

A prova ETEC 2021 é composta por um total de 50 questões baseadas no conteúdo nacional do Ensino Fundamental. E aqueles que conquistarem as maiores notas serão os escolhidos para ingressar inicialmente no Ensino Médio, e mais tarde nos cursos técnicos.

Desta forma, o Vestibulinho ETEC funciona da mesma maneira como o ENEM 2021 em conjunto com o SISU 2021, ou seja, é um exame do qual irá determinar quem deverá ou não ingressar na instituição tomando como base referencial, a nota obtida na prova.

O vestibulinho em si, funciona em algumas diferentes modalidades, das quais dividem em grupos quem deverá concorrer em qual categoria de cursos.

Confira este vídeo para entender melhor como funciona o Vestibulinho ETEC 2021.

Modalidades Vestibulinho ETEC

Como dito acima, existem algumas modalidades de concorrência das quais irão determinar quem deverá disputar vagas contra quem, de acordo com algumas regras da instituição. A cada nova edição do vestibular são colocadas a disposição cerca de 44 mil vagas.

Confira abaixo todos os requisitos para fazer a sua inscrição no Vestibulinho ETEC 2021, e quais os níveis de disputa disponíveis:

Ensino Médio:

  • Necessário ter concluído o Ensino Fundamental no ano anterior ao de ingresso na instituição;
  • É preciso apresentar documento que comprove idade e escolaridade.

Ensino Técnico:

  • Disponível para candidatos matriculados no 2° ano do Ensino Médio, ou que já tenham concluído essa etapa;
  • Estudantes da escola e demais jovens e adultos podem se inscrever.

Ensino Técnico e EJA:

  • Apenas candidatos com idade superior a 18 anos poderão concorrer nesta modalidade;
  • Será preciso apresentar um documento de comprovação do término do Ensino Médio para poder dar continuidade a inscrição, caso o candidato seja selecionado.

Ingresso pelo SISU 2021:

  • Quem desejar evitar o vestibulinho utilizando a sua nota do ENEM pelo SISU, também poderá se candidatar, porém, é preciso ter obtido nota geral acima de 450 pontos e não poderá ter zerado a redação;
  • Novamente, deverá apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio mediante a aprovação de sua vaga.

Leave a Comment