MEC divulga vagas para segundo semestre em universidades

O resultado do ENEM 2019 sai no dia 19 de janeiro de 2020, após o anuncio dos resultados do ENEM, as inscrições PROUNI 2020 estarão abertas, para se inscrever basta seguir os passos demonstrados no texto abaixo.

Os estudantes já se preparam para o exame com o intuito de conseguir vaga em seu curso preferido numa universidade no Brasil. No país, temos dois processos seletivos que ajudam os estudantes a conseguirem a tão sonhada vaga. O Prouni 2020 será um deles.

O Programa Universidade para todos (Prouni) foi criado para que jovens de baixa renda pudessem cursar uma faculdade através de uma bolsa em universidades particulares.

Datas Prouni

O MEC ainda não divulgou o período de inscrições Prouni 2020, até por que está fechando as inscrições para o 2° semestre do Prouni. As bolsas remanescentes (que não foram aproveitadas) novamente entram no processo para preencher o resto das vagas com estudantes que se candidataram na 1° fase. Para concorrer a essas bolsas, o candidato deve ter feito o ENEM em 2019 e ter nota acima de 450 e não ter zerado a redação. O resultado sai no dia 18 de janeiro de 2020 e os felizardos devem se matricular nas universidades no mês de Fevereiro.

Com a prova do ENEM 2019 no final de outubro, o resultado do exame deve sair no fim do ano ou no início de janeiro de 2020. Com isso, as inscrições do Sisu 2020 abrem geralmente nas duas primeiras semanas de janeiro e as do Prouni 2020 nas duas últimas semanas. Então fique ligado aqui no site para ter mais informações.

 Como se Inscrever no Prouni 2020

Você se inscreve no Prouni 2020 através do site.  O Prouni libera bolsas parciais (50%) e integrais (100%) e só podem participar os candidatos que comprovarem uma renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.  O estudante pode acompanhar a prévia do resultado através do Site Prouni, após realizar sua inscrição. Ele deve escolher duas opções e ficar ligado na classificação.

Prouni Inscrições

Exemplo: O candidato escolhe cursar jornalismo, ele seleciona o curso e tem acesso a todas as bolsas destinadas ao curso nas universidades da sua cidade.  Ele escolhe duas opções, podendo ser para a mesma universidade em turnos diferentes. Escolhendo as duas opções ele tem acesso ao tipo de bolsa (integral ou parcial), número de vagas, universidade, curso e turno. Ele pode acompanhar as escolhas todos os dias até o final do período de inscrição. Caso, ele veja que não vai conseguir a bolsa para as universidades escolhidas, ele pode trocar até o final do período do Prouni 2020 inscrições.

Os resultados do Prouni 2020 saem logo após o término da inscrição e os ganhadores das vagas se inscrevem nas universidades escolhidas em fevereiro. O Prouni 2020 possui duas listas de espera que saem a partir de março e os chamados tem até maio para se inscrever na universidade.

Leave a Comment