“MENINAS”. Fotógrafa documentarista Alícia Peres desenvolve longo documentário sobre casal e seu cotidiano

07/07/2012 | Notícia

O vídeo que apresentamos hoje é um teaser do documentário “Meninas”, ensaio da fotógrafa Alícia Peres que acompanha de forma íntima momentos da vida do casal homossexual Juliana e Priscila e tem estreia prevista para o final de 2012.

Eventos da vida das retratadas foram documentados pela fotógrafa para narrar, através da rotina desta família, um pouco do momento histórico contraditório que vivemos: ampla abertura e avanços na aceitação de diferentes formas de expressão da sexualidade, junto à reações de intolerância muitas vezes sem precedentes. As imagens humanizam a questão, e trazem amostras de como a vida destas e muitas outras pessoas reais são afetadas diretamente por este momento histórico e suas repercussões. O documentário começou com os registros cotidianos do casal, amigas próximas da fotógrafa, e ganhou corpo com os acontecimentos protagonizados por Juliana e Priscila — muitas vezes inusitados na vida de casais homossexuais — como as cerimônias de casamento (2007) e a gestação e parto das gêmeas Luna e Maia (maio de 2011).

Um pequeno grupo de imagens selecionadas deste amplo trabalho foi reunido em forma de teaser, uma pequena amostra do documentário maior, um média metragem, ainda em andamento:

Desde 2006, Alícia Peres desenvolve uma série de documentários ao redor do tema da diversidade sexual. Nesse material estão registrados também os eventos ao redor da aprovação da lei de casamento igualitário na Argentina e em Nova Yorque (EUA), Um documentário sobre a primeira brasileira vítima de homofobia a receber asilo político em Nova Yorque, colaborações para o projeto “Mães pela Igualdade”, em parceria com a organização norte-americana AllOut e também um conjunto de entrevistas e registros contínuos sobre a reação de ativistas brasileiros aos atos homofóbicos violentos que acontecem no país atualmente. Parte destes registros está disponível em copy left para a ampla divulgação desses momentos históricos e sua importância.

Contato: fotografia@aliciaperes.com.br —  55 11 3662-0571

Compartilhe:

Sites e blogs parceiros

Ultimas notícias

Compartilhe



Facebook

Apoio Institucional